Por que contratar um Coach?

O Coach é um profissional treinado, certificado e dedicado a trabalhar ao lado de seu cliente em busca do desenvolvimento de suas metas e da realização dos seus objetivos.

– Como assim?

O trabalho de um Coach é treinar e ajudar pessoas que desejam melhorar suas vidas de modos específicos, seja com mudança de carreira, construir relacionamentos mais saudáveis, aprimoramento de liderança, entrar em uma rotina mais saudável ou até levar seu negócio a um outro nível, por exemplo.

O profissional de Coaching tem foco no momento atual, trabalhando o presente e o planejamento do futuro – diferente de terapeutas psicológicos que trabalham com emoções e com análises mais voltadas ao passado (como psicanalistas, psicólogos e demais profissionais da área psicológica).

O processo de Coaching é desenhado de acordo com o objetivo determinado pelo cliente com ajuda do Coach – mesmo que esse objetivo seja “descobrir qual é meu objetivo”.

À partir disso, diversas técnicas são trabalhadas, desde criação de metas inteligentes e eficientes, planejamento, gerenciamento de tempo (o que ajuda por exemplo na diminuição do stress), autoconhecimento de suas competências e também necessidades de melhoria, além de outras competências que tem como objetivo levar o cliente a uma vida mais equilibrada e realizada, de acordo com os seus desejos, padrões e valores pessoais.

Esse trecho destacado é para deixar claro que não existe uma receita de sucesso única. Existem técnicas, estudos, muito trabalho… mas “sucesso”, “vida equilibrada” e “realização” significam algo muito particular para cada pessoa.

É o seu “por quê”.

E quanto tempo dura um processo de Coaching?

O Coach pode trabalhar com seu cliente durante um período pré-determinado de um processo (geralmente se trabalha na média de 10 encontros – “sessões” – semanais) ou pode trabalhar por um período maior ajudando o cliente a trabalhar vários objetivos – como é o caso do trabalho com atletas ou até alguns executivos e empreendedores, por exemplo, que pode durar meses.

Muitas pessoas consideram, por exemplo, mais fácil conseguir se manter focado na academia e nos objetivos de saúde trabalhando com um personal trainner. A mesma lógica funciona para quem busca desenvolver sua carreira, seus negócios, sua saúde, sua produtividade e contrata um Coach que vai trabalhar com ele para manter o foco, trabalhar novas competências, motivar e orientar o cliente durante essa jornada.

O objetivo é adequar seu estilo de vida, seus objetivos de vida e alinhar metas e disciplina para que você atinja da forma mais efetiva para você os seus objetivos do momento atual ou de um futuro próximo.

Como identificar um bom Coach?

Um profissional de Coaching qualificado possui algumas características básicas, como:

  • Certificação por uma instituição que forma profissionais de Coaching e é bem reconhecida – se possível com reconhecimento internacional que ajuda a comprovar a seriedade da instituição.
  • Possui o processo de estágio pró-bono completo (processos de Coaching não cobrados que são exigidos frente à certificação).
  • O melhor Coach para você é aquele que tem o “fit” certo com a sua personalidade. Tem que “bater o santo”, a empatia entre você e o Coach deve ser mútua para que assim o trabalho se desenvolva da melhor forma.
  • Nem todo Coach é um sênior engravatado ou uma executiva cheia de pompa. Não existe um estereótipo que comprove quem é um “bom Coach”.
  • Um Coach vai sempre te recomendar um terapeuta psicológico bom e de confiança se ele entender que se faz necessário no seu caso – Coach NÃO é psicólogo.
  • Um bom Coach JAMAIS dirá a você que vai te levar ao sucesso – não existe fórmula mágica. Existe sim uma responsabilidade mútua entre o cliente e o Coach para que o processo seja um sucesso! 50% para cada lado.
  • O bom Coach também contará com boas recomendações de seus ex-clientes, mesmo os que foram clientes do processo pró-bono.
  • O bom Coach conta também com uma carga de experiência profissional não apenas em Coaching, mas também em outra(s) área(s), uma vivencia e experiência por menor que seja – o que vai levar o Coach a ter mais empatia principalmente com o nicho que trabalha (como nicho de saúde e emagrecimento, criatividade, negócios, liderança e etc…)

O importante é que você busque um profissional realmente bem formado, com boas recomendações, sério, que tenha empatia e que não te faça promessas ilusórias e milagrosas.

O Coaching pode sim transformar sua vida para melhor, mas é exigido trabalho, disciplina e muita vontade.

Se você deseja mudar a sua vida e acredita que um Coach pode te ajudar, agora você já sabe como pode identificar um bom profissional para trabalhar com você.

BlumerangueTV

Por que você deveria fazer Coaching?

Nesse vídeo em colaboração com a amiga Coach, Adriana Cubas, falamos também sobre o que é o Coaching, como funciona, como ele pode te ajudar e muito mais. Confira o vídeo!

Depoimentos de Quem Já Fez

  • Participei do processo de coaching em grupo organizado em ministrado pelo Caio. Sempre tive muita curiosidade, mas não sabia muito bem o que aconteceria nos encontros, até porque todas as pessoas que eu conheço deixavam o processo de coaching muito místico e pouco prático. Não informavam como era. Foi em uma fase bem bacana, meados de outubro/novembro, final do ano, aquele momento que todo mundo quer planejar um ano realmente novo. Emprego novo, melhorar a saúde, mas que só fica na lista de desejos normalmente e que em fevereiro já esquecemos. O coaching me fez tirar do papel e colocar na prática. Nada de milagres! Metas, foco e um dia de cada vez! Fui com o intuito de melhor na minha carreira profissional. Amo o que eu faço mas preciso tomar fôlego para voar mais alto e conseguir mais coisas. Pra minha surpresa, o coaching me ajudou no profissional, mas me ajudou imensamente na parte pessoal! A me arriscar, mudar, inovar, tentar e sair da zona de conforto! Me fez muito bem e com técnicas bacanas e uma base teórica  lógica e sem mimimi! Sem dúvida foi um processo muito gratificante em participar! Caio, você detonou! Nos motiva até hoje com textos, pensamentos! Isso sem dúvida é um combustível e tanto para seguirmos com as metas e chegarmos a nossos objetivos! De forma organizada e segura. Super recomendo!"

    Tatiane Oliveira
    Tatiane Oliveira Quality Assurance Analyst
  • "Super recomendo. Desde a primeira vez que conversei com o Caio já sabia que o Coaching iria me trazer grandes benefícios e aprendizados. Optar por fazer o processo foi uma das melhores decisões que tomei durante uma fase de transição na qual eu tinha muitas dúvidas, me ajudando imensamente a identificar em que pé estou e onde quero chegar de uma forma realista. O Caio cria um ambiente super agradável no qual ele te ajuda a se conhecer melhor e a definir objetivos, além de passar ferramentas super bacanas pra melhorar os pontos chave que vamos trabalhando. O processo de Coaching não te traz todas as respostas e soluções mas te ajuda muito a enxergar caminhos e a traçar planos para segui-los, com mais eficiência, organização e criatividade".

    Graziani Ferrer Corrêa
    Graziani Ferrer Corrêa Zootecnista USP/FZEA - Sócia Clubinho Dog Pirassununga
  • "Acredito que o Coaching em Grupo me ajudou não só com as ferramentas apresentadas e ensinadas pelo Caio, mas também com cada uma das pessoas e seus respectivos perfis. Para começar, você vê que não está sozinho e muitas vezes suas dúvidas são respondidas até mesmo por um companheiro do grupo, antes mesmo de o fazer ao Coach. As conversas são dinâmicas e funcionam! O grupo tem me ajudado a seguir por um caminho que não teria "coragem" se não tivesse passado por esta experiência. Agradeço à Mari, Tati, Guiness e Lou pelas manhãs de sábado - e pelo 2016 de Propósito! - hehe e também ao Caio, que trata cada detalhe com muita atenção e dedicação."
    Evandro Bortoleto
    Evandro Bortoleto Consultor na e-Bortoleto Projetos Digitais & Fotografia
  • "Fazer Coaching é permitir-se o autoconhecimento e, assim, viver uma 2ª chance. Com o Coaching aplicado pelo Caio descobri porque minhas metas falhavam, assim como as da maioria das pessoas: porque não sabemos fazer metas (nem planejar e nem executar)! Durante o processo, me libertei de um trabalho massacrante, ingressei em um novo lifestyle muito mais saudável e gratificante onde pude fazer bem não só para mim, como levar meu amor para outras pessoas. A vantagem de ter o Caio como coach? Informação de qualidade, mas em um viés muito mais interessante, com modernidade, estilo, bom-humor e muito acolhimento. É encorajador e libertador descobrir sua real missão de vida e o que você pode realizar no mundo."

    Bruna La Serra
    Bruna La Serra Antropóloga e Redatora
  • "A experiência com todo o processo de Coaching pra mim foi transformadora. São ferramentas que aprendi não só para a vida profissional mas principalmente para a pessoal, que vou levar incorporada na minha filosofia de vida de tão valiosos que são os ensinamentos absorvidos e quão efetivos são se colocados em prática. Na minha jornada, o Coaching veio num momento que me auxiliou a colocar as ideias no lugar e ter um pensamento lógico e interpretações mais claras do momento vivido. Acredito que toda pessoa que busca dentro de si uma evolução pessoal, algum desenvolvimento seja profissional ou não e acima de tudo, que esteja disposta a por a mão na massa, além de estar mais preparado para atingir seus objetivos, vai estar no caminho de uma vida mais equilibrada e tomando decisões mais relevantes pra sua jornada."

    Laercio Bizzarri
    Laercio Bizzarri Designer na weme & Modelo na L'equipé Agence
  • "Dedicação é uma ação que modifica duas coisas: o resultado do que se pretende e o dedicado. Como coach o Caio se dedica a ajudar seus coachees em encontrar soluções, caminhos e estabelecer métodos e metas pra se alcançar quaisquer que sejam seus objetivos, 'tanto no pessoal quanto no profissional'. O processo de Coaching me ajudou a clarear ideias, enfileirar os problemas pra resolve-los por ordem de prioridade, sem afobação e com confiança. Com isso, o Coaching nos ajuda e também vai aprimorando cada vez mais o Coach com os nossos resultados".

    Núbia Baccarin
    Núbia Baccarin Analista Administrativo
  • "O processo de Coaching foi essencial numa fase complicada da minha vida. Com sua ajuda pude me conhecer melhor, adotar hábitos mais saudáveis e seguir com mais confiança em minha jornada de pai, colaborador e empreendedor. Recomendo a todos!".

    Rafael Noris
    Rafael Noris Criador do Coisas Horrorosas

Curtiu e quer fazer Coaching?

Me envie uma mensagem, tire suas dúvidas e vamos marcar um papo que te explico tudo certinho!

Fale Comigo!

Oi! Como posso te ajudar?

Not readable? Change text. captcha txt